terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Taguete (Tagetes patula L.)





Sim sim, essa florzinha vagabunda é de uma força herculana... Aqui no meu terreno nada que não seja abubado vai. E olha que ela na pior parte do meu terreno está indo maravilhosamente bem. Só precisa de sol e água, aguentando inclusive os ventos bravos que rolam por aqui.
Ela pode ser utilizada como bordadura nas mais diferentes circunstâncias, mas infelizmente não agüenta muito a vida junto de Labradores e Goldens-Retriever... Os meus destruíram alguns maciços de Taguete procurando algum sapo...
Além de muito bonita e resistente (exceto aos cães), do Taguete retira-se um óleo que pode ser utilizado para perfumaria (não se empolgue! 2.500 kg de flores produzem 35 L de óleo)  e também esse óleo está no centro de uma pesquisa de controle de fungos (não vou citar quais... dá uma pesquisada na web) .
Outra coisa que eu gostei muito é a propriedade das raízes de matar os nematóides (aquelas larvinhas que comem raízes) além de repelir aquelas mosquinhas que depositam os ovos nos tomates.
A propagação é por sementes e vou te dizer, embaixo de cada flor tem uma cápsula com pelo menos 20 sementes, ou seja dá prá provoar seu jardim com elas se quiser. Eu peguei as primeiras essa semana e vou fazer o teste do algodão para ver qual é o índice de germinação.





Acima a cápsula de sementes e abaixo a cápsula aberta com as sementes espalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário