quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sementes de Flamboyant

E não é que o Flamboyant resolveu dar as caras ?
Essas ainda são as sementes que eu não fiz nada... Só coloquei na terra (vagabunda aqui de casa)
Essas aí da foto são sementes sem o tratamento anti-dormência proposto pelo pessoal do IPEF, mas as sementes em que eu fiz o tratamento resolveram dar o "ar da graça" hoje, ou seja posso dizer que tratando ou não o raio do Falmboyant nasce.
Não sei se pode contribuir para a germinação o tempo que essas sementes ficaram guardadas (quase 8 meses) em ambiente seco e em temperatura ambiente.


Antes que alguém pergunte, eu fiz um corte na ponta da casca da semente para facilitar a separação dela daqui a uns dias. Na minha experiência anterior com o Guapuruvu, a muda ficou toda torta pois não conseguia expelir a casca da semente, então para prevenir eu já faço esse corte. Ele deve ser feito bem na ponta da semente, para cortar o mínimo possível das folhas iniciais da muda. 

Agora eu vou registrar o desenvolvimento delas para ver se o Flamboyant é tão rápido quanto falam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário