segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Leucena

Neste fim de semana eu peguei umas sementes de Leucena (não faço idéia de qual das 10 espécies).
O legal da Leucena é a sua característica de crescer rápido, ter raízes bem profundas, poucas laterais e ainda ser uma ótima fonte de alimentação para gado e afins.
E também não ser muito exigente quanto a solos, o único problema dela é com solos muito alcalinos (acima de 5,5ph) nada que uma corrigida no solo não resolva.
Como disse no começo existem umas 10 espécies, sendo as ditas "havaianas" mais comuns no solo brasileiro. Elas atingem de 5 a 7 metros de altura, com uma copa não muito densa. Dão muitas sementes e pode até ser considerada praga em situações ideais para o crescimento.
Minha principal intenção com ela é com respeito a rusticidade quanto a solos e água. Ela não precisa muito mesmo por conta das raízes profundas onde ela quase sempre consegue absorver umidade e nutrientes. Tem crescimento bem rápido (desde que você as plante no início da primavera) E tem um tronco não muito lenhoso o que facilita se precisar remover a árvore por qualquer motivo. 
Voltando as sementes, elas tem a mesma cobertura maldita que outras tem (Guapuruvu, Flamboyant, etc) que tira o meu sono. Bom, tive sucesso com o Flamboyant então vou tentar as tecnicas que o pessoal do IPEF publicou. Lá eles dizem que é preciso 12h de água a temperatura ambiente ou 20 minutos no ácido sulfúrico para quebrar a dormência da semente, então eu vou tentar primeiro deixar ela as 12 horas na água e depois vou tentar dar uma lixada na semente e vamos ver no que dá.


Imagem de: http://www.agabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário