segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Elixir Paregórico / Alfavaca-de-Galinha / Manjericão-Anis

Essa eu conheço desde criança. Ela sempre esteve no jardim da casa dos meus pais, e quando me mudei para a minha própria casa eu tive que trazer umas mudas. Pois bem, só que nem meus pais, nem eu sabíamos o que ela era, a única característica marcante era o cheio de anis muito forte nas folhas dessa planta.
Depois de muito pesquisar eu cheguei perto de descobrir o que é. Ela tem as características de duas variedades de arbusto: "Alfavaca-de-Galinha" (Ocimum micranthum Willd) e o "Elixir Paregórico" (Ocimum selloi Benth). Segundo dois boletins da Embrapa Agroindústria Tropical em Fortaleza/CE (CT138 e CT139) Ambas tem praticamente as mesmas características, inclusive porte e aplicações medicinais, tendo diferenças apenas nas características das folhas e flores.

Ocimum selloi Benth: Na medicina caseira são utilizadas como antidiarréico, antiespasmódico e antiinflamatório, além de ação comprovada como repelente de insetos (LORENZI; MATOS, 2002).
Ocimum micranthum Willd: Extratos da planta são usados na medicina tradicional, no tratamento de problemas das vias respiratórias, reumatismo, paralisias, epilepsia e doenças mentais, além de conter compostos biologicamente ativos que são utilizados naturalmente como inseticida, nematicida, fungicida ou
antimicrobial (SILVA et al., 2004).
E reprodução dessa planta pode ser por estaquia ou  por sementes. Pela minha experiência o melhor modo é por sementes, as plantas ficam mais vistosas. 
Depois que as flores caem, dentro da minúscula "campânula" que fica presa na haste sempre há duas sementes. Deve-se colher apenas as sementes que estejam com coloração escura, e semeá-las diretamente em bandejas com terra (3 a 4 sementes por copinho). Pode-se usar substrato vegetal, mas aqui em casa só na terra a semente já vai. Deixe as sementes germinarem, e quando elas tiverem 2 ou mais folhas você pode plantar a muda em saquinhos com terra, e dentro de 30 a 40 dias pode-se plantar a muda no lugar definitivo. 
Preferencialmente um lugar com muito sol, e terra bem drenada. Aqui vai uma percepção que eu tive, nada científico: Me parece que ela se desenvolve melhor em terrenos planos. Tenho duas touceiras com 5 mudas, uma em um aclive e outra no plano. As que estão no plano parecem em melhores condições do que as outras, com o mesmo solo, sol e umidade.
É uma planta extremamente rústica, mesmo em uma terra pobre, ela vai muito bem. Os meus exemplares estão com 80 cm de altura e com muitas folhas grandes e bem fortes.
Bom agora que eu sei o que essa planta é, vou provar o chá dela. Se esse blog ficar inativo, vocês já sabem, eu morri :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário