sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dormência de sementes

Você não fica puto quando após você plantar uma semente ela se recusa a germinar ?
Eu fico... e muito. Para tanto eu pesquisei tanto no google quanto no bing e achei algumas coisas muito interessantes. 
A tal da "dormência" se deve a vários fatores, mas grande parte deles fica por conta da casca das sementes. Lembra aquele termo "casca grossa" então...
Vamos lá... Na minha casa eu estou tentando germinar sementes de Canafístula, Guapuruvu e Flamboyant.
A Canafístula não tem muito problema, é so dar uma lixada boa na casca e nas pontas que ela nasce até que bem. Desde que seja no fim da primavera começo do verão.
Tem cofres de banco mais fáceis de abrir do que a semente do Guapuruvu. Ela é tão blindada que basicamente você precisa de um martelo para abrir. Mas o procedimento que eu usei foi o seguinte: Primeiro ferver água e deixar a semente uns 5 minutos lá. Secar a semente e depois lixar a superfície e as pontas. De 6 sementes, 4 vingaram.
O Flamboyant está me complicando, pois apesar de seguir as orientações que recebi e ter deixado a semente 5 minutos na água a 80oC e dar uma lixada nela, nada de germinação... Vamos ver no que dá.
Abaixo tem uma tabela que eu achei no site do IPEF (http://www.ipef.br/tecsementes/dormencia.asp)

EspécieNome CientíficoTratamento
Amendoim- do campoPterogyne nitensÁcido Sulfúrico - 5 min
BálsamoMyroxylon balsamumDesponte com tesoura de poda manual
BracatingaMimosa scabrellaÁgua ( 70o C ) - 5 min
CanafístulaPeltophorum dubiumÁgua ( 80o C ) - 5 min
CandíuvaTrema micranthaÁgua ( 50o C ) - 5 min
CandíuvaTrema micranthaÁcido Sulfúrico - 5 min
CopaíbaCopaifera languisdorffiiEscarificação Mecânica
FlamboyantDelonix regiaÁgua ( 80o C ) - 5 min
Fava barbatimãoStryphnodendron adstringensÁcido Sulfúrico - 15 min
Fava barbatimãoStryphnodendron adstringensÁgua - Ambiente - 12:00 h
GuapuruvuSchizolobium parahybaÁgua ( 90o C ) -1 min
GuapuruvuSchizolobium parahybaEscarificação Mecânica
GuatambuAspidosperma ramiforumImersão em água parada por 4:00 h
Ipê-felpudoZeyhera tuberculosaImersão em água parada por 15:00 h
JatobáHymenaea courbarilEscarificação com lixa
LeucenaLeucena leucocephalaÁcido Sulfúrico - 20 min
LeucenaLeucena leucocephalaÁgua - Ambiente - 12:00 h
MutamboGuazuma ulmifoliaÁcido Sulfúrico - 5 min
MutamboGuazuma ulmifoliaÁgua ( 90o C ) -1 min
Olho-de-dragãoAdenanthera pavoninaEscarificação Mecânica
Olho-de-dragãoAdenanthera pavoninaÁcido Sulfúrico - 35 min
Olho-de-cabraOrmosia arboreaEscarificação Mecânica
Olho-de-cabraOrmosia arboreaÁcido Sulfúrico - 35 min
Orelha de negroEnterolobium contortisiliquumÁcido Sulfúrico - 90 min
Orelha de negroEnterolobium contortisiliquumEscarificação Mecânica
Pau ferroCaesalpinia leiostachyaÁcido Sulfúrico - 45 segundos
Pau marfimBalfourodendron riedelianumEscarificação Mecânica
Sabão-de-soldadSapindus saponariaÁcido Sulfúrico - 1:00 h
SaguaragiColubrina glandulosaÁgua ( 90o C ) - 1 min
Sangra D'ÁguaCroton urucuranaChoque Térmico
SapucaiaLecythis pisonisRetirar o arilo
TopaOchroma pyramidalesÁgua ( 80o C ) - 15 segundos


Eu achei fantástico o tratamento da "Orelha de negro" colocar a semente 90min no ácido sulfúrico... Essa árvore não  está em extinção não???

Um comentário:

  1. Olha, você salvou a minha "casca grossa" com essa postagem. Finalmente poderei plantar a minha Flamboyant. Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir