terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Moreia (Dietes Bicolor)

Pronto, chegamos ao máximo da preguiça e desatenção... Se alguém conseguir matar uma moréia, merece um prêmio! Há dois anos atrás eu plantei uma formação com 8 moréias e desde aquela época, ela vive praticamente de água da chuva. Se eu molhei ela foram umas 6 vezes, no máximo...



Ela é originária da África do Sul (mais uma contribuição do país da copa!!!) e é basicamente o mais rústico que se pode imaginar de uma planta. Tem folhas finas e rígidas, que formam um maciço bem rápido, além de soltar flores em abundância e muito bonitas.
Por falar em flores, temos um capíltulo a parte. Quando a flor seca, embaixo aparece uma cápsula que depois de uns meses (sim, vários meses) fica com aspecto seco e começa a se abrir. Aí você corre e pega essa cápsula pois ela tem sempre entre 12 a 20 sementes que tem um índice de germinação impressionante. A última bandeja que eu plantei atingiu 80%, um recorde! Sim, elas demoram 3 semanas para germinar, mas quando germinam...



Bom, mas bandejas não são o esquema. pegue um daqueles saquinhos de plástico preto, encha de terra (não precisa ser adubada não) e jogue umas 15, 20 sementes lá, e cubra com uma camada de 0,5 a 1 cm.
Depois das 3 semanas mais ou menos, tem pelo menos umas 15 plantinhas lá. E é assim que a gente compra nos Garden Centers,  geralmente os produtores plantam uma quantidade grande de Moréias por vaso, para que elas formem o tão apreciado maciço.
Ela tolera vento, frio, cachorros, etc...

Um comentário:

  1. Kkkkkkkkkkkkkkk, a narração é hilária, mas interessante. Tenho 2 aqui no jardim e sao lindas e resistentes emsmo

    ResponderExcluir