quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dinheiro-em-penca (Callisia repens)

Outra planta que vai bem aqui em casa é o dinheiro-em-penca ou tostão ou mosquitinho, etc... É impressionante como um raminho de nada se finca no chão e sai crescendo para todo o lado. A foto abaixo é de um maciço que se formou com um punhado de ramos que eu joguei um pouco de terra em cima:

Como pode-se ver, ela nada mais é do que uma forração rasteira, com folhas bem pequenas e muito intensa. Quase nada nasce aí no meio, porém eu atesto um uso bem prático dela, como cobertura para partes inferiores de árvores e arbustos. Tenho algumas grevíleas e cítricos onde eu coloquei uns ramos dela e essas superfícies foram cobertas rapidamente, propiciando uma superfície sempre úmida para as árvores.

Apesar de vários livros e sites falarem que ela é uma planta de meia sombra, para solos leves e tal, aqui nessa terra ruim e na lua que faz, ela está muito bem adaptada. Eu preciso remover alguns ramos que ficam no chão, pois ela se espalha rápido demais. E basta pegar esses ramos, colocar no chão, jogar um pouco de terra em cima e depois de umas semanas, a planta já está crescendo como uma louca...

Dica do caro Wilson Pereira de Brasília/DF: Nunca plante arruda perto de dinheiro-em-penca!

Olha ela aí em close... 

Como pode-se imaginar ela não é nada resistente ao pisoteio, especialmente para cachorros, que sempre insistem que tem algo no meio dos maciços, mesmo não tendo nada lá. Não achei nada na internet dando que ela seja venenosa, mas não recomendo provar. Além disso ela não tem problemas com ventos ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário